As recentes nacionalizações de empresas espanholas na Argentina e na Bolívia podem empurrar investimentos realizados pelo país europeu na América Latina para o Brasil, preveem especialistas. Para eles, o Brasil, que já é o principal destino dos investimentos da Espanha na região, se beneficiaria por garantir maior segurança jurídica, além de um quadro econômico e político mais estável comparado ao de seus vizinhos.
"De maneira geral, o Brasil tem um marco regulatório consolidado e assegura maior respeito aos contratos, dando guarida aos investimentos", disse a BBC Brasil Ernesto Lozardo, professor de economia da FGV-EAESP. (Folha)
Comentários do Professor ====>: Vale salientar que a Argentina e Bolívia foram nações que sofreram bastante com o processo de privatizações e concessões de exploração dos seus recursos naturais durante gestões direitistas, elitistas e conservadoras. O tom de discurso dos atuais Presidentes em suas campanhas eleitorais não escondiam o desejo de reconquistar a sua soberania nacional, tendo como exemplo a nacionalização da YPF (REPSOL) na Argentina, onde a mesma foi privatizada em 2000 (período de grande crise econômica no país) e nacionalizada após 12 anos de exploração, onde a empresa não cumpria as exigência impostas pelo contrato de concessão de exploração de petróleo no país. O ponto negativo desse processo é a falta de confiança que o país adquire para investimentos estrangeiros.
Trata-se de uma conquista para essas nações e a retomada do poder nacional.
Ass.: Prof. Jorge Luiz
Nenhum comentário:
Postar um comentário